A Universidade Estadual de Alagoas foi a primeira instituição de ensino superior a funcionar no interior do Estado. Fundada em 13 de outubro de 1970, a então Fundação Educacional do Agreste (Funec) nasceu em Arapiraca e percorreu um longo caminho para se consolidar como referência na formação de docentes e profissionais liberais ao longo das últimas décadas.
O processo envolveu diversas lutas capitaneadas por professores, técnico-administrativos e estudantes de diferentes gerações. A Funec, entidade mantenedora da Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca (FFPA), apesar de ligada ao poder público municipal, somente em 1990, foi transformada, pelo Governo do Estado, em pessoa jurídica de direito público. Em 1995, a Funec passa a ser Fundação Universidade Estadual de Alagoas (FUNESA). Finalmente em 2006, torna-se Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).
Atualmente, a instituição possui unidades nas cidades de Arapiraca (Campus I), onde também está sediada a Reitoria; Santana do Ipanema (Campus II); Palmeira dos Índios (Campus III), São Miguel dos Campos (Campus IV), União dos Palmares (Campus V) e Maceió (Campus VI), e a Superintendência na capital.
São 38 cursos de graduação, cerca de seis mil estudantes vinculados; um programa de mestrado Stricto Sensu, o Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Cultura (ProDiC), e cursos de especialização.
Os cursos de graduação regulares ofertados são administração de empresas, ciências contábeis, direito, pedagogia, letras, geografia, história, química, matemática, ciências biológicas, zootecnia, administração pública e física. A distribuição pode ser conferida em cada Campus.
O ingresso nos cursos de graduação é feito, desde 2016, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A Uneal conta ainda com três museus dedicados à arte e à cultura alagoanas. O Espaço de Memória Artesã Irinéia Rosa Nunes da Silva e o Espaço de Memória Indígena Alagoana Geová José Honório da Silva, instalados no Campus V da Uneal, em União dos Palmares. E o espaço de Memória Artesão Fernando Rodrigues dos Santos, na Ilha do Ferro, povoado do município de Pão de Açúcar.
A Editora da Universidade Estadual de Alagoas (EdUneal) está inserida na estrutura universitária, sendo responsável pela editoração de obras produzidas por membros da comunidade acadêmica e por pesquisadores convidados cuja produção intelectual refere-se à realidade na qual a instituição está inserida.
Acesse https://www.uneal.edu.br para mais informações.
A Wiki UNEAL é um repositório de informações estratégicas utilizado pela Instituição, para documentar e explicar procedimentos, serviços, sistemas, entre outras coisas, democratizando o conhecimento e tornando-o acessível a todos.
Possui uma interface moderna e intuitiva, facilitando assim seu uso, tanto em computadores como dipositivos móveis. Qualquer pessoa com acesso à internet pode consultar a Wiki sem pagar nada.
Este serviço é implementado utilizando como base o Wiki.js, uma ferramenta de código aberto e mantida pela comunidade, disponível para qualquer pessoa através de seu código fonte.